O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Univasf sediará Conferência Latino Americana de Grupos de Lie e Geometria no final de novembro

Publicado em 17/11/2014, às 19h33

Será realizada na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no período de 26 a 28 de novembro, a “Latin American Conference on Lie Groups & Geometry”, que em tradução livre significa “Conferência Latino Americana de Grupos de Lie e Geometria”. O evento, promovido pelo grupo de pesquisa em Teoria de Lie e Aplicações da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM), acontecerá no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA), e está direcionado a profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação da área de Ciências Exatas, e em especial, de Matemática. 

As inscrições podem ser realizadas pelo site da conferência. As taxas variam de R$ 60,00 a R$ 150,00. Docentes e estudantes da Univasf não pagarão taxa de inscrição. Nesses casos, de acordo com o professor do Colegiado de Engenharia Elétrica Lino Marcos da Silva, integrante da comissão organizadora do evento na Univasf, as inscrições devem ser realizadas por e-mail pelo endereço: lino.silva@univasf.edu.br. Ele ressalta que as vagas são limitadas e o período para submissão de trabalhos já está encerrado. 

A conferência irá reunir matemáticos de várias partes do Brasil e do exterior. Segundo Silva, os principais objetivos da conferência são fomentar e divulgar periodicamente a pesquisa em matemática, atrair novos talentos e aprofundar a interação de pesquisadores nas grandes áreas de pesquisa: Geometria, Topologia e Teoria de Lie e Aplicações. O evento também visa fortalecer as relações entre pesquisadores da região e de outras instituições nacionais e internacionais. “Pretendemos aumentar o intercâmbio científico, ampliando o espectro de pesquisa e contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa em Matemática na Univasf e na região do Vale do São Francisco”, destaca Silva. 

Ele informa que serão promovidos minicursos de aplicações de combinatória em geometria e teoria de Lie voltados para os pesquisadores da região. “Esses minicursos serão elaborados estrategicamente para ligar temas da conferência a temas mais familiares aos estudantes e docentes da Univasf e região, dando mais oportunidade aos pesquisadores locais de aproveitarem cientificamente o evento”, explica o professor. 

Esta edição contará com a presença dos seguintes palestrantes convidados: Bernardo Uribe (Universidad del Norte, Colômbia), Elizabeth Gasparim (Unicamp), Laura Barberis (Universidad de Cordoba, Argentina), Luiz San Martin (Unicamp), Pedro Catuogno (Unicamp), Stephen Griffeth (Universidad de Talca, Chile), Victor Ayala (Universidad Catolica Del Norte, Chile). A realização do evento na Univasf conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). 

A primeira edição da “Latin American Conference on Lie Groups and Geometry” ocorreu em 2006, na Unicamp. As edições seguintes foram realizadas nas cidades de La Falda (Argentina), em 2008; Bogotá (Colômbia), em 2010; e Guanajuato (México), em 2012.

As informações são da assessoria da Univasf.

Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário