O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Univasf: IX Jornada de Iniciação Científica premia melhores trabalhos apresentados durante a VII Scientex

Publicado em 21/11/2014, às 12h53

A IX Jornada de Iniciação Científica (JIC), realizada durante a VII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2014 (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), entre os dias 12 e 14 deste mês, premiou os três melhores trabalhos apresentados durante o evento. Além desta premiação, receberam menção honrosa o melhor trabalho de cada área e os três melhores trabalhos de inovação tecnológica. 

Os apresentadores dos três trabalhos premiados receberão passagem, hospedagem e alimentação para participar da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), uma das atividades da 66ª Reunião Anual da SBPC 2015, destinada à integração de jovens cientistas de todo o Brasil e que acontecerá em São Carlos (SP). 

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, Helinando de Oliveira, este foi o primeiro ano em que foram concedidas viagens como premiação para os melhores trabalhos da JIC. “O evento Scientex como um todo permitiu que houvesse uma participação massiva dos estudantes, o que gerou resultados muito satisfatórios para a Univasf, como por exemplo, esse do JIC”, disse. 

Os trabalhos premiados na IX Jornada de Iniciação Científica foram: 

“Atividade (QSAR) de α-nucleófilos do tipo oximas, amidoximas e ácidos hidroxâmicos: Contribuição na área de combate às intoxicações por organofosforados”, de Aline Aquino dos Santos e Edilson Beserra de Alencar Filho
“Aplicação da técnica da transformada integral generalizada nas equações diferenciais parciais não lineares”, de Jamille Lopes Texeira e Severino Cirino de Lima Neto
“Sistema microcontrolado para medição de potência da rede elétrica”, de Ezequiel Douglas da Silva e Rodrigo Pereira Ramos

Os trabalhos que receberam menção honrosa na IX Jornada de Iniciação Científica foram: 

Ciências Biológicas
“Avaliação in vitro da atividade antitumoral de Annona vepretorum mart. (annonaceae)”, de Mariana Gama e Silva, Érica Martins de Lavor, Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida e Rosemairy Luciane Mendes

Ciências Agrárias
“Identificação molecular de Aeromonas sp. do Vale do São Francisco”, de Thaís Correia Magalhães, Mateus Matiuzzi da Costa e Gisele Veneroni Gouveia.

Ciências da Saúde
“Perfil clínico-epidemiológico de portadores de câncer do submédio do vale do são francisco não expostos diretamente a agrotóxicos”, de Amanda Vieira Barbosa, Luiza Taciana Rodrigues De Moura e Cheila Nataly Galindo Bedor.

Ciências Sociais e Aplicadas
“A migração e o mercado de trabalho nos subespaços dinâmicos no nordeste brasileiro: quem são os que buscam as áreas rurais, no interior do Nordeste para trabalhar?”, de Anderson Vieira dos Santos e Monica Aparecida Tomé Pereira. 

Ciências Humanas
“Consumo de substâncias psicoativas, desvio e sua relação com a conformação de grupos no contexto escolar”, de Monique da Silva Ribeiro, Luzania Barreto Rodrigues e Raphaella Gonçalves Teixeira.

Linguística, Letras e Artes
“Do meio: visualidades e processos artísticos/educativos no ensino Médio”, de Paulo Vinícius Pereira de Almeida, Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos, Ana Emidia Sousa Rocha. 

Ciências Exatas e da Terra
“Aplicação da técnica da transformada integral generalizada nas equações diferenciais parciais não lineares”, de Jamille Lopes Texeira e Severino Cirino de Lima Neto. 

Engenharias
“Sistema microcontrolado para medição de potência da rede elétrica”, de Ezequiel Douglas da Silva e Rodrigo Pereira Ramos.

Interdisciplinar
“Relação Quantitativa Estrutura – Atividade (QSAR) de α-nucleófilos do tipo oximas, amidoximas e ácidos hidroxâmicos: Contribuição na área de combate às intoxicações por organofosforados”, de Aline Aquino dos Santos; Edilson Beserra de Alencar Filho. 

Pibic – Ensino Médio
“Lesões e mortalidade de tilápias do nilo (Oreochromis niloticus) vacinadas e desafiadas com Aeromonas hydrophila”, de Jeferson Alves de Souza, Izabela Pinheiro de Santana Lacerda, Gisele Veneroni Gouveia e Mateus Matiuzzi da Costa.

Pibit
“Utilização de manequim canino para fundamentação dos conteúdos teóricos de Fisiologia Cardiovascular para alunos de Medicina Veterinária e Zootecnia”, de Thuany Bezerra Moreira, Camila Lourenço Crosariol, Bruna Dias Mangueira Bastos, Flaviane Maria Florêncio Monteiro Silva, Aldrin Ederson Vila Nova Silva. 

“Desenvolvimento e Avaliação de Modelo Didático Substitutivo de Coleta de Sangue por Punção Venosa de Cães em Aulas Práticas da Fisiologia Cardiovascular do Curso de Medicina Veterinária”, de Camila Lourenço Crosariol; Thuany Bezerra Moreira; Aldrin Ederson Vila Nova da Silva; Flaviane Maria Florêncio Monteiro Silva. 

“Identificação metagenômica de fungos com potencial biotecnológico em amostras de uma biblioteca de DNA obtida de uma área da caatinga de argissolo no sertão pernambucano”, de Antônio Wilton Cavalcante Fernandes, Adriana Mayumi Yano de Melo, Natoniel Franklin de Melo, Gisele Veneroni Gouveia e Mateus Matiuzzi da Costa.

As informações são da assessoria da Univasf.

Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário