O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Títulos de cidadão e apresentação de realizações marcam homenagem aos 25 anos do IRPAA

Publicado em 21/11/2014, às 01h02

Sessão Solene em homenagem aos 25 anos do IRPAA. (Fotos: Joselito Tavares / Divulgação)
Realizada na noite desta quarta-feira (19), a Sessão Solene em homenagem aos 25 anos de atuação do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), uma iniciativa do Vereador Tiano Felix (PT), reuniu mais de uma centena de representações comunitárias, autoridades, professores e os vereadores Amilton Ferreira, Anderson da Iluminação, Anastácio Assis, Agnaldo Meira e Mitonho Vargas.

Foram agraciados com Título de Cidadão Juazeirense Ademilson da Rocha Santos (Tiziu), Maria Franziska Oberhofer, Haroldo Schistek e apresentado um histórico de atuação do IRPAA.

Moacir Santos, fez um relato da vida de Haroldo Schistek: Nascido na Áustria, na cidade de Viena em 1942, teólogo, o homenageado está no Brasil desde 1970 e na região de Juazeiro desde 1977, onde se forma em Agronomia pela UNEB e integra a Pastoral da Diocese de Juazeiro. Inteiramente dedicado ao trabalho com as comunidades rurais na região, participante ativo da luta em favor dos desalojados da Barragem de Sobradinho, Haroldo, nas palavras de Moacir, “recebe merecidamente este título de cidadão, mas na verdade, deveria ser título de cidadão semiaridense”, por todo o trabalho que fez nos últimos 30 anos em favor do semiárido nordestino.

Ao falar agradecendo o título Haroldo Schistek, relembra que “o trabalho de convivência com o semiárido não terminou: “Nós temos de abolir ainda a cisterna de quatro rodas: o carro pipa. Esta é a nossa meta”.

O relato da vida de Maria Franziska Oberhofer foi feito por Cícero Felix: Nascida na Alemanha, na região da Baviera, militante das causas políticas e sociais, Maria Franziska, veio ao Brasil pela primeira vez em 1992 e voltou definitivamente em 1995, desde então atuando no IRPAA.

“Maria tem contribuído em várias áreas... Uma das áreas mais conhecidas do trabalho Maria é com a hidroistesia, a identificação de veios de água”, ela forma novos hidroestesistas.

Maria Franziska, ao agradecer a homenagem fez um apelo pelo fim da discriminação: “Gostaria de chamar a atenção... infelizmente”, a discriminação “isso acontece todos os dias com os povos, com as pessoas que nascem aqui, povos indígenas, povos negros, povos quilombolas, povos tradicionais, de fundo de pasto... Que a gente se junte cada dia mais, para que todas as pessoas possam ter os direitos necessários, seja o direito à terra, o direito água, direito à alimentação... E para que todas as pessoas possam ter a justiça social”.

Maicon Vieira, apresentou e falou sobre Tiziu, o terceiro homenageado: Nascido em Sobradinho, 34 anos de vida, dezoito deles dedicado ao IRPAA, Tiziu foi o Coordenador Geral do IRPAA e afastou-se para ser candidato a deputado estadual nas últimas eleições obtendo mais de 23 mil votos.

Ao final Maicon declamou uma poesia feita para Tiziu por uma filha de produtora do município de Curaçá: “Boa noite aos companheiros e a todos aqui presentes/ Nesta noite especial vim falar de alguém decente / Ademilson da Rocha, esse amigo da gente / Adotado por Juazeiro porém filho de Sobradinho / é filho de Dona Marta e do eterno seu Bertinho / no registro Ademilson Rocha, mas na vida passarinho / Ingressou muito cedo nos movimentos sociais / e na luta das barragens começou a militar... “

Visivelmente emocionado, Tiziu disse “minhas palavras se resumem a um muito obrigado” e agradeceu aos vereadores, à comunidade, aos produtores familiares, ao esforço feito pelos parlamentares pelas leis em favor do semiárido e às iniciativas do governo em favor da convivência com o semiárido”.

Quem fez a apresentação histórica foi o Coordenador Geral do IRPAA, relatando as realizações do Instituto e ressaltando a importância de Dom José Rodrigues para a trajetória de sucesso da instituição.

Compuseram a Mesa, presidida pelo vereador Amilton Ferreira e secretariada pelo vereador Anastácio José: Tiano Felix, Cícero Felix, Chefe da EMBRAPA Semiárido Pedro Gama, comunidades rurais Presidente do Comitê das Associações de Masssaroca Josivânia dos Santos Silva, Secretaria de Educação de Juazeiro, Jonivaldo Fernandes, UNEB Verbena Mourão e o vice prefeito de Juazeiro, Irmão Francisco do PT.

As informações são da assessoria da Câmara.

Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário