O melhor conteúdo da região

Tecnologia do Blogger.

Inflação acumulada em 2013 é de 2,88%. Remédio é o item que mais influenciou alta

Da Redação, com informações do JC e da Agência Brasil.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou maio com taxa de 0,37%, divulgou nesta sexta-feira (07) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O resultado da inflação oficial é menor que o registrado em abril, de 0,55%. No ano passado, o valor chegou a 0,36% em maio.

A taxa acumulada em 2013 é de 2.88% . Já nos últimos doze meses, a inflação chega a 6.5%. A meta anual do governo para o IPCA é de 2,5% a 6,5%.

O IPCA registrado em maio foi o menor desde junho de 2012 (0,08%). O ítem que mais influenciou a taxa foi remédios, que foi responsável por 0,06 ponto percentual do resultado. A alta dos medicamentos foi de 1,61%, menor que a computada em abril, 2,99%, ambas impactadas pelo reajuste dos preços autorizado em 31 de março, que foi de 2,70% a 6,31%.

Além do grupo saúde, outros cinco dos nove pesquisados tiveram menor aumento de preços. Os alimentos se destacaram pela queda da inflação, com desaceleração de 0,96% em abril para 0,31% em maio. O tomate, que foi o símbolo da alta de preços meses atrás, teve queda de 10,31%.

Das 11 capitais pesquisadas, Rio de Janeiro, Goiânia, Porto Alegre e Brasília tiveram aumento do IPCA, enquanto em Recife, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, Salvador, São Paulo e Belém os preços caíram.
Compartilhe no Google +

Blog Revista do Vale

Os comentários publicados abaixo são de total responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista do Vale.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário